Dá para investir depois dos 50?

 

Aos 50 anos, o ciclo de renda do investidor se aproxima do chamado ponto de inflexão, ou seja, as possibilidades de promoção começam a diminuir e, no caso de perda de emprego, o tempo de recolocação é maior. Alguns gastos nesta fase tendem a aumentar, como os relacionados à saúde. Por isso, conversamos com o especialista em investimento, Márcio Baena, para entender melhor sobre planejamento, finanças e possibilidades de investimento. Abaixo, dividimos as dicas com você.

 

É possível tornar-se um investidor a partir dos 50 anos?

Alguns dos maiores profissionais do mercado, os mais bem pagos, os arrimo de família, possuem mais de 50 anos. Essas pessoas, normalmente, possuem mais experiência e renda para lidar com investimentos financeiros. Com uma renda maior e mais experiência, quem tem mais de 50 anos tem mais facilidade em juntar dinheiro. O importante é saber contar com especialistas que estejam alinhados aos projetos de vida para fazer o dinheiro trabalhar da melhor forma possível.

Quais os primeiros passos?

O primeiro passo é procurar um escritório de assessoria de investimentos, onde há profissionais especialistas e habilitados para tirar as dúvidas das pessoas e executar as ordens delas sem custos operacionais. É que esses assessores são o serviço terceirizado de atendimento dos bancos que atendem via corretora. Assim procure a assessoria que possui a melhor estrutura de atendimento.

Quais os riscos?

A segurança bancária no Brasil é bem relevante. Hoje, temos proteção contra quebra de banco em até R$ 250 mil por banco e dos mais de 200 bancos do Brasil mais de 30 são de primeiro nível de segurança, do tipo AAA. Assim, caso a pessoa tenha mais, basta abrir uma conta investimento e diversificar em vários bancos. Mantém o conservadorismo, aumenta a segurança, melhora o controle, pois terá tudo em um único aplicativo, aumentando o retorno pois há competição entre os bancos. Fora isso, se aplicar em Tesouro Nacional terá a maior segurança que o mercado oferece. E se aplicar na Bolsa de Valores, o risco é atrelado ao papel escolhido. Vale diversificar e alinhar o perfil para evitar frustrações.

Quais valores são indicados e quais os prazos indicados?

Os valores mínimos são baixos. O importante é a pessoa buscar equilibrar as contas sempre e acumular patrimônio para o futuro, para novos negócios e realizações como a compra de imóveis, viagens internacionais, expansão de empresas, e outras.

 

Márcio Baena Braga, assessor de investimentos da XP, operador da Bolsa de Valores e sócio-diretor da Ação Brasil.

Publicado em 25/05/2023 por Bianca Teixeira

Compartilhe essa notícia

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Posts relacionados:

Estratégias para reduzir custos na aposentadoria: aproveite ao máximo seu orçamento!
7 Estratégias para reduzir custos na aposentadoria: aproveite ao máximo seu orçamento!
  Neste artigo, você vai conferir estratégias...
fraude-financeira
Golpe: cai quem quer? Com informação, não! Saiba como evitar as fraudes na internet
Fraudadores são antenados com as novidades,...
INSS
Tenho +50, vale a pena pagar INSS agora?
Dúvidas de muitos, explicamos abaixo alguns...

Deixe-nos um comentário sobre este post:

As imagens apresentadas neste site são meramente ilustrativas. Os produtos apresentados estão sujeitos a variações de preço conforme determinação dos respectivos e-commerces. Qualquer dúvida favor entrar em contato com nossa equipe através do e-mail [email protected] Em caso de qualquer dúvida sobre o tratamento de seus dados, contactar: [email protected]

© Copyright Viva + 50

DESENVOLVIDO POR NETOZIP