7 Estratégias para reduzir custos na aposentadoria: aproveite ao máximo seu orçamento!

Estratégias para reduzir custos na aposentadoria: aproveite ao máximo seu orçamento!

 

Neste artigo, você vai conferir estratégias para reduzir custos na aposentadoria, sem deixar de aproveitar a vida e ter segurança para arcar com os custos que são naturais do dia a dia, como contas a pagar e outros gastos como medicações, que acabam sendo uma novidade quando chegamos nessa fase. 

Quando nos aproximamos da aposentadoria, é natural que as preocupações referentes aos nossos ganhos e gastos se tornem algo a ser observado com mais cuidado. Afinal, poucas pessoas conseguem se aposentar ganhando o mesmo salário ou os mesmos rendimentos obtidos enquanto estavam na ativa e no mercado de trabalho.   

Economizar dinheiro durante a jornada é fundamental para garantir um futuro seguro e confortável. Infelizmente, pensar apenas em fazer isso, muitas vezes, não é e única medida que precisa ser feita. Garantir uma boa qualidade de vida e segurança financeira na terceira idade é complicado e muitas vezes um desafio.  

Por fim, ninguém quer se tornar um idoso que depende financeiramente dos filhos ou de outros parentes, não é verdade?

Planejando os gastos na aposentadoria

 

Como em qualquer fase da vida, gastos ou despesas são inevitáveis. Não tem jeito! Quem dera se pudéssemos apenas ganhar dinheiro e ter tudo de graça, né? Mas não é assim que as coisas são, ainda mais no Brasil. Ainda mais agora que já estão pensando em uma nova reforma da previdência, que provavelmente irá aumentar a idade mínima para se aposentar.

Pensando nisso, separarmos neste artigo algumas práticas interessantes que podem ajudar você a planejar melhor seus gastos durante a aposentadoria.

 

Estime seus gastos mensais e crie um orçamento

Calcule os gastos mensais esperados. Isso inclui despesas básicas, como moradia, alimentação, transporte e saúde, além de outros que você sabe que podem aparecer, como lazer e viagens. Com base nessa estimativa, crie um orçamento detalhado que leve em consideração suas fontes de renda e lembre-se: as suas despesas não podem ser maiores do que os seus ganhos.

 

Planeje para despesas inesperadas: 

Além dos gastos regulares, reserve um fundo de emergência para cobrir despesas inesperadas, como reparos domésticos ou despesas médicas inesperadas, que são ainda mais comuns nessa fase da vida. 

O planejamento vai te ajudar a estar preparado para imprevistos sem comprometer a segurança das suas finanças.

Corte gastos desnecessários

Outra situação importante para melhorar a saúde financeira é o corte de despesas desnecessárias. Lembra do parágrafo anterior sobre gastos inesperados? Pois é, algumas vezes, a compra de itens caros ou hábitos que te fazem gastar mais dinheiro, como comer fora com frequência, podem afetar de modo muito negativo o seu planejamento. Opte por entretenimento gratuito e vias mais acessíveis a sua realidade financeira.

 

Aproveitando os benefícios e descontos da terceira idade

Agora que você já conhece formas de controlar e cortar despesas, vamos falar de algumas das melhores vantagens que um idoso possui: os diversos privilégios e como você pode aproveitá-los ao máximo. 

Ao atingir a terceira idade, há benefícios que passam a fazer parte da vida do cidadão, que vão desde descontos em serviços essenciais até vantagens em lazer e entretenimento, dá uma olhada no que vem a seguir:

 

Descontos para aposentados em serviços e produtos

Gratuidade em transportes públicos, descontos em cinemas, teatros, e até mesmo em planos de saúde são alguns dos benefícios que a terceira idade traz. Fazer uso desses artifícios pode significar uma grande economia ao longo do tempo. 

Aposentados devem sempre se informar sobre as vantagens que possuem e não hesitar em solicitar seus descontos, pois isto pode acabar gerando uma grande contribuição no gerenciamento de suas finanças pessoais.

 

Programas de fidelidade e cartões de desconto

Existem, para pessoas de qualquer idade, programas de fidelidade e cartões de desconto, mas esses programas, que são oferecidos por supermercados, farmácias, companhias aéreas e diversos outros comércios e possibilitam o acúmulo de pontos que podem ser trocados por produtos ou descontos, muitas das vezes oferecem vantagens adicionais para idosos. Estar atento a isso é uma excelente forma de poupar e olhar essa fase da vida de um ponto de vista mais positivo. 

 

Conclusão

Com base no que você viu neste artigo, com certeza você está pronto para viver uma aposentadoria mais feliz e mais segura financeiramente. Trouxemos várias dicas sobre como reduzir gastos e maximizar sua renda para que nenhum perrengue te atinja nessa nova fase.

A Viva + 50 é uma instituição que zela pelo melhor para quem chegou nessa idade. Por isso, todos os dias nós trazemos um conteúdo voltado para vocês.

Para mais artigos como este, acompanhe nosso site e fique por dentro da nossa newsletter!

Compartilhe essa notícia

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Posts relacionados:

Como a tecnologia pode facilitar a vida após os 50 anos
Como a tecnologia pode facilitar a vida após os 50 anos
Muito se fala sobre a tecnologia e seus avanços,...
direitos
Direitos do consumidor para pessoas maiores de 50 anos: Como evitar fraudes e proteger seus interesses
Quando se trata de compras e transações comerciais,...
Marcio-Baena-650x1024
Dá para investir depois dos 50?
  Aos 50 anos, o ciclo de renda do...

Deixe-nos um comentário sobre este post:

As imagens apresentadas neste site são meramente ilustrativas. Os produtos apresentados estão sujeitos a variações de preço conforme determinação dos respectivos e-commerces. Qualquer dúvida favor entrar em contato com nossa equipe através do e-mail [email protected] Em caso de qualquer dúvida sobre o tratamento de seus dados, contactar: [email protected]

© Copyright Viva + 50

DESENVOLVIDO POR NETOZIP